Business Intelligence: Conceitos e vantagens

  O termo Business Intelligence surgiu na década de 90, com a promessa de auxiliar companhias a organizar, avaliar e converter dados em informações analíticas que, futuramente, auxiliarão na tomada de decisões – tornando-as assertivas e práticas, facilitando a análise da situação corporativa e, consequentemente, prevenindo riscos. A gestão de BI auxilia também na padronização corporativa, isto é, na comunicação interna da empresa.

  Para isso, é necessário  uma série de análises que devem ser feitas e questões a serem respondidas a fim de descobrir detalhes importantes do passado, conhecer melhor seu presente e ajudar a prognosticar o futuro da companhia. O processo de BI inclui coleta, análise, processamento e compartilhamento de informações obtidos através de dados desestruturados inseridos em sistemas CRM, ERP, DataWarehouse e Data mining.

  Pensa-se que BI só pode ser aplicado em grandes empresas. No entanto, toda e qualquer empresa (seja ela pequena, média ou grande) se beneficiará com as vantagens de ter controle sobre seu próprio negócio, ou até mesmo para controle pessoal. A partir da extração de tais dados, as avaliações estratégicas são realizadas de modo que a otimização dos projetos ocorra efetivamente.

  A princípio, o propósito principal ao implementar BI é conhecer a sua empresa. Isto é, ajudar a quem contrata este tipo de serviço a se prevenir dos danos futuros e se policiar com o que acontece no presente como efeito das análises feita sobre dados passados.

  Entender os processos, o que os movem e o que deverá ser feito para que a companhia obtenha sucesso nos negócios. Além disso, pode-se constatar os erros cometidos que agravaram o desenvolvimento da empresa.

  O processo de BI está ligado diretamente a uma vertente de gestão do conhecimento (Knowledge Management ou KM) das organizações. Auxiliando no controle e com lições de aprendizados. O BI, além de tudo, é um grande aliado dos negócios, principalmente pela sincronia dos dados que promovem segurança e rapidez para tomadas de decisões, alimentando CRM, ERP, Marketing dentre outros setores cruciais dentro da organização.

Aqui estão as 5 principais vantagens de se implementar BI:

  1. Aumento nas vendas  Com a efetivação da inteligência de mercado, o índice de vendas da empresa aumenta devido ao estudo aprofundado do que agrada ou não os cliente, apontando os erros de vendas auxiliando na otimização e potencialização da comercialização.
  1. Maior eficiência do Marketing  Com a avaliação dos erros e acertos da companhia,  o marketing será o setor mais incisivo e direto, sendo capacitado a analisar custo-benefício de campanhas, rendimentos e todos os fatores que influenciem positivamente dando um rápido retorno sobre o investimento.  
  1. Acompanhamento em tempo real  Devido às análises feitas e resultados precisos, há um controle maior sobre o retorno do ativo, melhorando o planejamento estratégico da empresa.
  1. Maior eficácia no gerenciamento de estoque Como consequência do monitoramento em tempo real,  o gerenciamento e ajuste do estoque é realizado devido a importantes informações para cadeia de abastecimento do estoque em sí.
  1. Auxílio em compras O setor de compras também é beneficiado com o desenvolvimento de BI. Com o fornecimento de métricas objetivas e analíticas, é possível gerenciar o setor de abastecimento com rapidez e eficiência.

 

 

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