Business Intelligence – Fases

Atualmente, muitas pessoas pensam em Business Intelligence como um software, entretanto o BI é um conceito que consiste em um conjunto de ferramentas e técnicas que auxiliam a transformação de dados brutos em informações relevantes para o seu negócio.

O processo de implementação do BI, pode ser feito por exemplo para detecção de fraudes, gerenciamento de campanhas, aquisição de cliente, planejamentos de demandas, definição de preços de produtos e serviços ou até mesmo melhoria na qualidade dos mesmos.

Business Intelligence pode ser classificada e implementada considerando as seguintes fases evolutivas, considerando o nível de complexidade e valor de negócio de forma crescente:

REPORTING – Queries, relatórios e ferramentas de pesquisa:
É o primeiro passo para uma implementação de BI. Nessa fase, a empresa pode praticar análises orientadas a relatórios e definir modelos de relatórios para emissão e divulgação. É um modelo mais simples de implementar e muitas empresas já praticam este formato.

ANÁLISE – OLAP e ferramentas de visualização analítica:
É uma evolução do modelo de dados e da forma com que as informações são analisadas. Na fase de análise os envolvidos devem visualizar os dados em perspectivas diferentes para assim tomar as melhores decisões, utilizando metodologias como o OLAP para processamento e exibição das informações.

MONITORAMENTO – Dashboards, Scorecards, KPIs:
Na fase de monitoramento, com a solução de BI já implementada, a equipe pode utilizar os recursos da ferramenta para analisar informações atuais, acompanhar o progresso e ter uma visão geral de sua operação através de paineis, indicadores e sinalizadores de rápida interpretação.

PREDIÇÃO – Forecasting, Análise preditiva:
Nesse ponto, os envolvidos conseguem entender melhor seu negócio, tendo como base seu histórico, seu presente e, podendo assim, através de ferramentas e técnicas avanças prever os acontecimentos, fazendo projeções e análises probabilísticas.

Em suma, o processo de implementação de BI é de extrema importância para o sucesso dos negócios de sua empresa, pois, além de melhorar a organização dos dados da corporação também auxilia nas futuras tomadas de decisões, tendo como base o histórico de informações dos bancos de dados.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s