Business Intelligence: Uma introdução

Business Intelligence: Uma introdução

O termo Business Intelligence tem sido falado com muita frequência nos últimos meses. Mas qual é o real significado do BI?

O conceito Inteligência de negócios vem de um conjunto de práticas de coleta, organização de dados para um melhor entendimento do que acontece no dia a dia de sua empresa.

A aplicação do BI além de melhorar a organização dos dados da corporação pode ajudar nas futuras tomadas de decisão tendo como base o histórico de informações dos bancos de dados.

Inteligência de negócios. Do que estamos falando?

Se pararmos para pensar, nossa inteligência é formada pela habilidade de entender ideias complexas, se adaptar com eficácia a ambientes, aprendizado por experiência, engajamento em várias formas de raciocínio e superar obstáculos mediante o pensamento.

O BI funciona de forma semelhante, como um conjunto de técnicas e conceitos que são aplicadas junto a ferramentas com o objetivo de explorar, analisar, entender, prever e tomar decisões com base nas informações.

Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos, sejam eles de longo ou curto prazo.

Podemos considerar o BI como uma estratégia de gestão de negócios. Uniformizando acessos, processos e diminuindo erros, utilizando a tecnologia a favor da empresa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s